O Arquivo Nacional fica localizado em frente ao Campo de Santana (Praça da República). É 1 Km, aproximadamente, se for da Praça Tiradentes ao Arquivo Nacional caminhando. De Metrô : Desça na estação Central e saia pela saída Praça da República.

Quais são os arquivos do Rio de Janeiro?

Arquivo da Cúria Metropolitana da Arquidiocese do Rio de Janeiro http://www.catedral.com.br/ Arquivo Nacional http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm Arquivo da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

Quem criou o Arquivo Nacional?

José Honório Rodrigues, Diretor-Geral do Arquivo Nacional (1958-1964). Para José Honório Rodrigues, de 1937 a 1945, o Arquivo Nacional “ficou estagnado, impermeável a iniciativa, como um modelo de instituição arcaica, um fantasma de outros tempos”.

Qual é a importância da exposição do Arquivo Nacional?

A exposição pretende, a partir do acervo do Arquivo Nacional, apresentar uma narrativa desse episódio da história brasileira, de importância para o mundo, inaugurando uma nova fase de respeito aos direitos humanos e de retomada dos princípios democráticos.

You might be interested:  Cartorios Que Abrem Aos Sabados Em Caxias Do Sul?

Onde Encontrar o diário eletrônico da Prefeitura do Rio de Janeiro?

Onde encontrar Diários Oficiais da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Educação http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/ Diário eletrônico do município http://doweb.rio.rj.gov.br

Onde está localizado o arquivo administrativo do Brasil?

Arquivo Nacional (Brasil)
Jurisdição territorial Brasil
Sede Praça da República, 173 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20211-350
Histórico
Antecessor Arquivo Público do Império do Brasil

Como ter acesso ao Arquivo Nacional?

  1. Acesse o site.
  2. E-mail : [email protected]
  3. Postal : Atendimento à distância. Arquivo Nacional – Sede. Praça da República, 173 – Centro – CEP 20211-350 – Rio de Janeiro – RJ.
  4. Postal : Atendimento à distância. Coordenação Regional do Arquivo Nacional. Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 6, Lote 800.

O que tem no Arquivo Nacional?

Um Arquivo Nacional é o arquivo ligado à administração pública de um Estado-nação. O conceito de arquivo nacional evoluiu a partir da necessidade criada pela sistematização burocrática da administração do Estado e a consequente conservação dos documentos produzidos.

Qual o objetivo do Arquivo Nacional?

Tem por finalidade implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, definida pelo Conselho Nacional de Arquivos – Conarq, por meio da gestão, do recolhimento, do tratamento técnico, da preservação e da divulgação do patrimônio documental do País, garantindo pleno acesso à informação, visando apoiar as decisões

Quais são os arquivos estaduais?

Conhecendo Arquivos Públicos Estaduais pelo Brasil: abertura

  • Administração/Gestão: e/ou Modernização, Planejamento, Previdência, Recursos Humanos (07 Arquivos);
  • Casa Civil: e/ou Secretaria de Governo, Gabinete Civil, Desenvolvimento Econômico (05 Arquivos);
  • Cultura: e/ou Educação, Esportes, Lazer, Turismo (11 Arquivos).
  • You might be interested:  Quanto Custa A Passagem De João Pessoa Para Campina Grande?

    Em qual governo foi criado o Arquivo Nacional?

    Decreto n. 1.580, de 31 de outubro de 1893. Reforma o Arquivo Público Nacional.

    Diretores do Arquivo Nacional na Primeira República (1889-1930)

    Diretor Início Fim
    Francisco Joaquim Bethencourt da Silva 1902 1910
    Alcebíades Estevão Furtado 1910 1915

    Como ver a lista de passageiros Arquivo Nacional?

    No fundo “Listagens dos vapores que desembarcaram no Brasil”, é possível pesquisar as listas de passageiros das embarcações que entraram no Brasil do ano de 1875 até 1964. A pesquisa nesse conjunto pode ser realizada on-line, através do site do Arquivo Nacional, no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN).

    Como pesquisar desembarque no SIAN?

    Como faço para encontrar as listas de desembarque no SIAN – Sistema de Informações do Arquivo Nacional? R.: Primeiramente, digite em seu navegador (ou copie e cole) o endereço http://sian.an.gov.br/sianex/consulta/login.asp. Caso ainda não seja registrado, faça seu cadastro de usuário do Sistema.

    Como se cadastrar no SIAN?

    Em primeiro lugar, acesse o SIAN pelo endereço sian.an.gov.br. Se ainda não for cadastrado, realize cadastro na coluna à direita da tela para acessar o sistema.

    Quais são os tipos de arquivos que existem?

    Quais são os principais tipos de formatos de arquivos?

    1. TXT. O TXT também é uma extensão de arquivos de texto, mas, diferente do.
    2. DOC. DOC é outro formato de arquivos muito conhecido, próprio do programa Word, da Microsoft.
    3. PDF.
    4. PPT.
    5. JPEG.
    6. PNG.
    7. EPS.
    8. PSD, CDR e AI.

    O que é o conceito de arquivo?

    O arquivo é o conjunto de documentos produzidos e recebidos por uma entidade no decurso das ações em prol de uma missão. Um documento depende dos outros gerados no decurso da mesma missão para constituir-se em um arquivo.

    You might be interested:  Trem Que Vai Pro Aeroporto De Guarulhos?

    Como pesquisar genealogia no Arquivo Nacional?

    Para pesquisar no acervo do Arquivo Nacional, basta acessar o SIAN: http://sian.an.gov.br, realizar um cadastro, clicar em ‘Fundos/Coleções’ e ‘Pesquisa Digital 2.0’.

    Qual a importância do Arquivo Nacional para o surgimento do curso de graduação em Arquivologia no Brasil?

    No Brasil, entre os anos 1944 a 1987, o Arquivo Nacional recebeu a visita de professores e pesquisadores estrangeiros, conforme quadro 2, que contribuíram para configuração da epistemologia, formação de cursos, aperfeiçoamento de técnicas e identificação de fundos governamentais.

    Qual o maior arquivo do Brasil?

    Criado em 1892, o APES é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. São 125 anos num trabalho contínuo para garantir à população o acesso ao registro da história de São Paulo e do Brasil desde o século XVI.

    O que faz o conarq?

    O CONARQ é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem por objetivo definir a política nacional de arquivos públicos e privados e exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivos.