A Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma zona industrial que está localizada no norte do país. Ela compreende uma área de 10 mil quilômetros quadrados. Embora grande parte esteja localizada na cidade de Manaus, no Amazonas, ela também abrange outros Estados brasileiros: Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.

Quem administra a Zona Franca de Manaus?

A Zona Franca de Manaus é administrada pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), uma autarquia responsável por gerenciar, divulgar e manter a área em questão, estando subordinada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Quais são os principais centros econômicos da Zona Franca de Manaus?

Fora isso, a principal particularidade da Zona Franca de Manaus é o caso dela ser formada por três centros econômicos: o industrial, o comercial e o agropecuário. O centro comercial foi formado em 1980 e tinha maior operação quando a economia brasileira era mais fechada para o mercado externo.

You might be interested:  Onde Revelar Fotos Digitais Em Porto Alegre?

O que é uma Zona Franca de Manaus?

A Zona Franca de Manaus é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo com o objetivo de viabilizar uma base econômica na região amazônica, além de promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país.

O que é a Zona Franca de Manaus como foi criada?

A Zona Franca de Manaus é uma área industrial criada pelo governo brasileiro na região amazônica com o objetivo de atrair fábricas para uma região pouco povoada no país e promover uma maior integração territorial na Região Norte.

O que é uma Zona Franca?

Zona franca é uma área do país que se caracteriza por oferecer benefícios fiscais para as empresas ali instaladas. Seu principal objetivo é incentivar o desenvolvimento econômico de uma determinada região.

Quem criou a Zona Franca?

O responsável pela idealização e articulação da criação da Zona Franca de Manaus foi o deputado federal Francisco Pereira da Silva ao propor a Lei Nº 3.173, aprovada no dia de 06 de junho de 1957.

Quais os benefícios da Zona Franca?

Além de vantagens tributárias de estados e municípios, a partir da sua criação, as companhias lá instaladas passaram a contar com benefícios como redução sobre o imposto de importação, isenção do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados, redução do imposto de renda de pessoa jurídica, isenção da contribuição para

Qual a importância da Zona Franca de Manaus para a economia do Amazonas?

Economistas explicam relevância regional do modelo econômico. A Zona Franca de Manaus (ZFM), no Amazonas, abriga um dos principais parques industriais do país e é responsável por um dos maiores produtos internos brutos (PIB) da indústria brasileira.

You might be interested:  Qual A Distância De Guarulhos Para São Paulo?

Porque a Zona Franca tem esse nome?

O zona é porque é um espaço delimitado de terra. Já o adjetivo franco não tem nada a ver com ser honesto. Significa “independente”, no sentido econômico de livre do pagamento normal de taxas ou impostos. A Zona Franca de Manaus é um espaço de estímulo de fabricação e comercialização na região.

O que é a Zona Franca de Manaus como aconteceu o processo de sua implementação e destacar a importância econômica atual deste pólo para a região Norte?

A Zona Franca de Manaus é um polo industrial criado pelo governo brasileiro na região amazônica com o objetivo de atrair fábricas para a região e promover uma maior integração territorial no Norte do país. Atualmente, existem mais de 600 empresas instaladas em seus domínios.

Quais são as vantagens sobre a criação da Zona Franca de Manaus?

Redução de 75% do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, inclusive adicionais de empreendimentos classificados como prioritários para o desenvolvimento regional, calculados com base no Lucro da Exploração até 2013; e. Isenção da contribuição para o PIS/PASEP e da Cofins nas operações internas na Zona Franca de Manaus.

Quais são as zonas francas no Brasil?

Além de Manaus, as zonas de isenção de tributos questionadas são: Boa Vista e Bonfim (RR), Tabatinga (AM), Guajará-Mirim (RO), Macapá e Santana (AP), além de Brasiléia e Cruzeiro do Sul, no Acre.

Qual a principal Zona Franca no Brasil?

b) (2 pontos) A principal Zona Franca existente no território brasileiro é a Zona Franca de Manaus (AM).

O que significa Zona Franca Verde e qual seu objetivo?

Zona Franca Verde é um novo incentivo, concedido pelo Governo Federal, para produção industrial nas Áreas de Livre Comércio com preponderância de matéria-prima de origem regional, que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

You might be interested:  Qual A Distância De São Paulo A Rio Grande Do Sul?

Que Lei criou a Zona Franca de Manaus?

DECRETO-LEI Nº 288, DE 28 DE FEVEREIRO DE 1967.

Altera as disposições da Lei número 3.173 de 6 de junho de 1957 e regula a Zona Franca de Manaus.

Quem é que administra a Zona Franca de Manaus?

A Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA – é uma autarquia vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços que administra a Zona Franca de Manaus – ZFM, com a responsabilidade de construir um modelo de desenvolvimento regional que utilize de forma sustentável os recursos naturais,

Quem administra a Zona Franca de Manaus?

A Zona Franca de Manaus é administrada pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), uma autarquia responsável por gerenciar, divulgar e manter a área em questão, estando subordinada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Como é a atividade industrial na Zona Franca de Manaus?

A atividade industrial na Zona Franca de Manaus é composta por grandes empresas internacionais, com as melhores práticas competitivas.