A arqueóloga responsável é Niède Guidon, uma arqueóloga brasileira conhecida mundialmente por lutar pela comprovação de sua teoria e preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara. Formada em História Natural pela USP, com doutorado em pré-história pela Sorbonne e especialização na Université de Paris.
Contents
- 1 Qual o nome da arqueóloga responsável pelas pesquisas realizadas no sítio da Capivara?
- 2 Quem descobriu Serra da Capivara?
- 3 Qual tese defendida por Nèide Guidon?
- 4 Quem foi Niède Guidon biografia?
- 5 O que que é um arqueólogo?
- 6 Qual foi a principal descoberta que Niède Guidon fez durante suas pesquisas na região da Serra da Capivara?
- 7 Quando foi descoberto o Parque Nacional da Serra da Capivara?
- 8 Quais foram as descobertas feitas na Serra da Capivara A partir da década de 1970?
- 9 Quando foram descobertas as pinturas rupestres da Serra da Capivara?
- 10 Qual é a importância das descobertas arqueológicas em Monte Verde no Chile?
- 11 Quem foi o primeiro brasileiro do mundo?
- 12 Quem é Niède Guidon Qual é a importância de seu trabalho na construção e manutenção da Fumdham?
Qual o nome da arqueóloga responsável pelas pesquisas realizadas no sítio da Capivara?
A singularidade desse ambiente atraiu o olhar da arqueóloga Niede Guidon. Filha de um francês com uma brasileira, nasceu em Jaú, na região Central de São Paulo, se formou na USP e aprimorou os estudos e pesquisas na França. Mas foi na Serra da Capivara que ela transformou a história e se tornou uma grande heroína.
Quem descobriu Serra da Capivara?
O recomendado é iniciar a aventura pelo desfiladeiro da Capivara, semelhante aos passos da arqueólogo Dra. Niede Guidon que “descobriu” a riqueza histórica da região e hoje é uma importante ativista pela preservação do Parque Nacional.
Qual tese defendida por Nèide Guidon?
A pesquisadora acredita que o Homo sapiens deve ter vindo da África por via oceânica, atravessando o Atlântico. Houve uma grande seca na África e o homem teria ido para o mar procurar comida.
Quem foi Niède Guidon biografia?
Niède Guidon nasceu em 12 de março de 1933, em Jaú (SP). Formou-se em História Natural e especializou-se em Arqueologia na Sorbonne. Fez seu doutorado ainda na França e retornou ao Brasil para trabalhar com arqueologia na USP. Porém, a ditadura militar a fez voltar para Paris, onde seguiu importante carreira acadêmica.
O que que é um arqueólogo?
O arqueólogo estuda as sociedades e culturas humanas por meio de objetos fabricados e utilizados no passado. Com conhecimento de história, ele investiga e escava sítios arqueológicos e observa marcas deixadas num território com o objetivo de entender como ele foi ocupado.
Qual foi a principal descoberta que Niède Guidon fez durante suas pesquisas na região da Serra da Capivara?
Suas pesquisas na região permitiram o desenvolvimento da teoria de que o homem veio para a América da África, pelo oceano Atlântico, além de diversos achados arqueológicos que datam mais de 100 mil anos.
Quando foi descoberto o Parque Nacional da Serra da Capivara?
O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 5 de junho de 1979. Situado no sudeste do Piauí, região do semiárido nordestino, com fauna e flora específicas da caatinga, o parque é tombado pelo Iphan, e foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, em 1991, por seu valor cultural e histórico.
Quais foram as descobertas feitas na Serra da Capivara A partir da década de 1970?
Lá, descobriu com a sua equipe 1.350 sítios arqueológicos com cerca de 750 pinturas rupestres, a maior concentração do continente americano, e começou uma disputa científica que procura demonstrar que a presença do homem na região é muito mais antiga do que se imaginava anteriormente.
Quando foram descobertas as pinturas rupestres da Serra da Capivara?
Quando foram descobertas as pinturas rupestres da Serra da Capivara? Em 5 de junho de 1979 foi criado o Parque Nacional da Serra da Capivara. Sob chefia de Niède Guidon, a região ganha notoriedade com as pinturas encontradas, até ser considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1991.
Qual é a importância das descobertas arqueológicas em Monte Verde no Chile?
Há algumas décadas, o sul chileno revelou uma descoberta revolucionária para as teorias do povoamento americano: o sítio arqueológico Monte Verde, o assentamento humano mais antigo da América, com vestígios de 18.500 anos de antiguidade.
Quem foi o primeiro brasileiro do mundo?
Francis Leroy Holmes, um brasileiro, disputou os Jogos Olímpicos de Londres, em 1908 — ainda que defendendo as cores americanas.
Quem é Niède Guidon Qual é a importância de seu trabalho na construção e manutenção da Fumdham?
Com as primeiras coletas, elaborou um projeto para o Banco Interamericano de Desenvolvimento sobre a viabilidade turística da região. Levantou US$ 1,6 milhão e fundou o parque. Era 1979. A casa de Niéde fica nos fundos da FUMDHAM e do Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato.