Nascem ou passam por Feira de Santana os rios Pojuca, Subaé, Jacuípe – maior de todos – Aguilhadas, no distrito de Ipuaçu, Cavaco – cuja nascente está em Anguera, mais o do Peixe e Tocós, ambos no distrito de Jaguara. Todos eles compõem as bacias hidrográficas do Paraguaçu e do Recôncavo Norte.

Onde fica a cidade de Feira de Santana?

Feira de Santana é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, Região Nordeste do país. É a cidade-sede da Região Metropolitana de Feira de Santana e encontra-se localizada no centro-norte baiano, a 108 quilômetros da capital estadual, com a qual se liga através da BR-324.

Quais são os Museus de Feira de Santana?

A cidade possui os seguintes museus: Galeria de Artes Carlo Barbosa, Museu Antares de Ciência e Tecnologia, Museu Casa do Sertão, Museu Regional de Arte, Museu de Arte Contemporânea – MAC, e o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, que é um museu de ciências, que também fala da história e cultura de Feira de Santana.

You might be interested:  Quando Vai Acabar O Calor Em São Paulo?

Por que Feira de Santana é considerada uma cidade privilegiada?

Ele lembra que Feira de Santana é banhada por importantes rios, que nascem e atravessam o município, sendo assim considerada uma “cidade privilegiada”. “Não foi à toa que na sua origem foi chamada de Santana dos Olhos D’Água. Contudo, é uma cidade como qualquer outra que tenta dia após dia conter as ações humanas”, afirma.

Quais rios passam por Feira de Santana?

Nascem ou passam por Feira de Santana os rios Pojuca, Subaé, Jacuípe – maior de todos – Aguilhadas, no distrito de Ipuaçu, Cavaco – cuja nascente está em Anguera, mais o do Peixe e Tocós, ambos no distrito de Jaguara. Todos eles compõem as bacias hidrográficas do Paraguaçu e do Recôncavo Norte.

Quais são as lagoas que existem em Feira de Santana?

Dentre as lagoas encontravam-se as lagoas Grande, Mendes, Mangabeira, do Prato Raso, Subaé, do Peixe, Camisa, Pirrixi, Berreca, Seca, Ovo da Ema, etc.

Quais são os rios que banham o estado da Bahia?

O rio mais importante da Bahia é o São Francisco, que cruza o estado do sul para o norte. Outros rios importantes são os rios: Paraguaçu, de Contas, Jequitinhonha, Pardo, Capivari e Grande.

Quais são as cidades banhadas pelo rio Jacuípe?

Entre as localidades já visitadas estão Morro do Chapéu, que fica a 300 km de Feira e é onde o Rio Jacuípe nasce, Tapiramutá, Miguel Calmon, Piritiba, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Capim Grosso, Gavião, Nova Fátima, Riachão do Jacuípe, além da zona rural Feira.

Tem praias em Feira de Santana?

Arena Senador – Feira de Santana não tem praia, mas nem isso a limita. O novo point da cidade agrada especialmente aos fãs de Futevôlei – um dos esportes mais comuns nas areias pelo Brasil – têm um espaço de lazer com duas quadras, além de um campo de grama sintética.

You might be interested:  Historia Que Passa No Rio De Janeiro Filme?

Quantos rios tem a Bahia?

Em termos naturais, as principais bacias hidrográficas do território baiano são a bacia do rio São Francisco, a bacia do rio Paraguaçu, a bacia do rio Subaé, a bacia do rio de Contas, a bacia do rio Jequitinhonha, a bacia do rio Jequiriçá, a bacia do rio Mucuri.

Quantas Lagoas tem em Feira de Santana?

De 120 lagoas, apenas 60 ainda existem em Feira de Santana. O número representa uma perca de 50% dos mananciais nos últimos 30 anos.

Onde se localiza a lagoa da Berreca?

Um dos mais importantes mananciais de Feira de Santana, a lagoa de Berreca terá seu entorno urbanizado e será revitalizada pelo Governo Municipal, através de parceria com a iniciativa privada.

Qual é o bairro mais antigo da cidade de Feira de Santana?

Qual o bairro mais velho de Feira de Santana? De acordo com ele ao longo do tempo surgiram os bairros Barroquinha, Minadouro, Najé, Baraúnas, Ponto Central e Tomba que são considerados os bairros mais antigos da cidade.

Quais são os principais rios da nossa região Extremo-sul da Bahia?

Dentre a rede fluvial destaca-se, o Peruípe (divisa dos municípios de Caravelas e Nova Viçosa), o Braço Norte do Peruípe (divisa dos municípios de Caravelas e Ibirapuã), o Braço Sul do Peruípe (divisa dos municípios de Ibirapuã e Mucuri), o rio do Pau Alto e o rio do Meio ou do Pato.

Qual e o maior rio intermitente da Bahia?

O rio Gavião é um curso de água do estado brasileiro da Bahia, afluente do rio de Contas.

Rio Gavião
País(es) Brasil
Barragens Barragem de Anagé Barragem de Tremedal

Quais rios abastecem a cidade de Salvador?

O sistema que abastece a sua cidade opera 24 horas por dia e, para tanto, são captados cerca de 12.240 l/s de água proveniente dos rios Paraguaçu, Joanes, Jacuípe e Ipitanga.