RIO E SÃO PAULO — A falta de oxigênio nos hospitais em Manaus com a escalada de casos de coronavírus é um alerta para o restante do país, na avaliação de especialistas. Para eles, há risco de novas falhas no abastecimento, em especial na Região Norte.
Contents
O que aconteceu com o estoque de oxigênio em Manaus?
A situação em Manaus (AM) é caótica. Profissionais de saúde do estado relatam que o estoque de oxigênio para pacientes com Covid-19 chegou ao fim em hospitais da região. Nesta quinta-feira (14/1), o vídeo de uma funcionária do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Policlínica Dr. José Lins, na capital amazonense, viralizou nas redes sociais.
Como a falta de oxigênio afeta a cidade de Manaus?
Em nota, o HUGV informa que tem conhecimento de que a falta de oxigênio afeta não apenas a unidade, “mas toda a cidade de Manaus”. A instituição de saúde ressalta que tem contrato vigente para fornecimento de oxigênio, mas não dispõe de quantidade suficiente para atender os pacientes internados.
Quem enviou cilindros de oxigênio para manauaras?
O governo federal enviou cilindros de oxigênio para hospitais manauaras na madrugada desta sexta-feira (15). A carga foi transportada em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
O que aconteceu com o oxigênio no Amazonas?
Falta de planejamento e negacionismo: por que Manaus ficou sem oxigênio? O aumento de internações por covid-19 em Manaus provocou um novo colapso no sistema de saúde da capital amazonense, com pacientes morrendo por falta de oxigênio nos hospitais.