O nome do parque deriva da semelhança dos picos da serra com os tubos de órgãos de igreja, derivando daí o nome Serra dos Órgãos. Parque Nacional Da Serra Dos órgãos/Morin Petrópolis, RJ -22.539491, -43.149263
Contents
- 1 Como foi formada a Serra dos Órgãos?
- 2 Como é conhecido o Parque Nacional da Serra dos Órgãos?
- 3 Quanto custa para entrar na Serra dos Órgãos?
- 4 Qual é a relação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos com o bioma?
- 5 Qual é a maior ameaça à unidade de conservação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos?
- 6 Quantos quilômetros e a Serra de Teresópolis?
- 7 Como visitar a Serra dos Órgãos?
Como foi formada a Serra dos Órgãos?
A região abrangida pelos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Magé pertence ao sistema orográfico da Serra do Mar, constituído essencialmente de gnaisses granitóides da era Proterozóica, com idade estimada no período Pré-Cambriano A ou Superior Novo.
Como é conhecido o Parque Nacional da Serra dos Órgãos?
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais.
Quanto custa para entrar na Serra dos Órgãos?
Informações: Em Petrópolis, 2236-0475; sede Teresópolis, 21/2152-1100; sede Guapimirim, 21/3633-1898. 8h/17h. O ingresso (R$ 12,50) dá acesso às trilhas da parte baixa do parque (como o Circuito das Bromélias e a Cachoeira Véu da Noiva; ambas podem ser feitas sem guia).
Qual é a relação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos com o bioma?
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos situa-se no domínio da Mata Atlântica que, por ter sido reconhecida como um dos biomas mais críticos para a conservação da biodiversidade global, foi declarada pela UNESCO Reserva da Biosfera, em 1991.
Qual é a maior ameaça à unidade de conservação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos?
Uma das principais ameaças à conservação da espécie é a invasão de seu habitat por outras espécies de saguis, o sagui-do-tufo-branco (Callithrix jacchus) e o sagui-do-tufo-preto (Callithrix penicillata), originárias da caatinga e do cerrado, respectivamente.
Quantos quilômetros e a Serra de Teresópolis?
A travessia Petrópolis-Teresópolis é um clássico nacional de caminhada e montanhismo, sendo por muitos considerada a travessia mais bonita do Brasil. Com cerca de 30 km de extensão, a travessia da Serra dos Órgãos exige preparo físico e equipamento adequado.
Como visitar a Serra dos Órgãos?
Como Chegar
A entrada principal do Parque Nacional da Serra dos Órgãos fica na área urbana de Teresópolis, na Avenida Rotariana s/nº (que interliga a BR 116 Rio-Bahia, na altura do km 89,5 à cidade), com acesso bem sinalizado.