Origem de Serra Pelada A atividade garimpeira na região começou em 1979, quando o agricultor Genésio Ferreira da Silva descobriu uma pepita de ouro de 13 quilos em suas terras. Cinco semanas depois da descoberta, 3 mil pessoas foram para a região, em busca de fortuna.

Como foi a descoberta do ouro em Serra Pelada?

A mais aceita diz que um homem chamado Genésio Ferreira da Silva, antigo dono das terras da região, teria encontrado ouro ao cavar um buraco para fazer uma cerca no final da década de 70. A notícia se espalhou com a velocidade de um raio e em pouco tempo milhares de homens chegariam a Serra Pelada em busca de ouro.

Onde foi parar o ouro de Serra Pelada?

A grande cratera aberta para a retirada do ouro transformou-se num enorme lago. A Companhia Vale do Rio Doce recebeu uma indenização de 59 milhões do Governo Federal, pois tinha direitos sobre as jazidas de ouro, que foram invadidas pelos milhares de garimpeiros.

Quando começou o garimpo?

Histórico. O garimpo é uma atividade de extração mineral existente já há muito tempo no mundo. Durante o período colonial espanhol, a mineração artesanal era praticada em quase todos os países da América Latina. Em muitos lugares, essa mineração remonta aos tempos pré-colombianos.

You might be interested:  O Que Abre E Fecha No Feriado Maceió?

Quanto ouro tinha na Serra Pelada?

Entre 1981 e 1992, milhares de homens migraram para Serra Pelada, no Pará, em busca de ouro. Do maior garimpo a céu aberto do mundo foram extraídas 42 toneladas do metal precioso.

Quem pegou mais ouro em Serra Pelada?

José Mariano relembra como ganhou e perdeu dinheiro no auge da exploração da década de 1980. Depoimento está no especial ‘Caminhos do Brasil’ do G1, no qual equipe percorreu durante 35 dias as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

Porque Serra Pelada foi desativada?

Há mais de 30 anos, a exploração começou em um imenso buraco, aberto manualmente e interditado pelo governo federal em 1992 devido à falta de segurança. Agora, quase 20 anos após ser fechado, o garimpo se prepara para uma nova fase de exploração, prevista para se iniciar em 2012.

Como foi o garimpo de Serra Pelada?

Foi um fenômeno da mineração que ocorreu no Pará entre 1980 e 1992. Tudo começou quando uma pepita de ouro foi encontrada na fazenda de Três Barras no final de 1979 (há controvérsias sobre a data), atraindo, nos meses seguintes, mais de 30 mil pessoas.

Qual é a diferença entre garimpo e mineração?

Qual a diferença entre garimpo e mineração? A grande diferença é que o garimpo é uma atividade de exploração das riquezas de maneira mais simples e manual, que trabalha com pequenos volumes, já a mineração utiliza máquinas e trabalha com um elevado volume de minério, necessitando de diversos maquinários.

Em que consiste o chamado garimpo?

A ideia central é aproveitar o potencial mineral do país de forma legal para gerar emprego e renda para os garimpeiros e demais trabalhadores da área.

You might be interested:  Qual O Melhor Espetaculo Do Natal Luz?

Qual a população da Serra Pelada?

A Serra Pelada é uma localidade brasileira, vila e distrito do município de Curionópolis, no sudeste do Pará. 4 527 (2 010) hab.