Morreu em Recife, aos 31 anos, a médica veterinária Priscyla Andrade, também conhecida como Priscyla Vaqueira. Ela estava internada em um hospital particular de Recife desde o dia 18 de fevereiro, depois de comer o peixe Arabaiana. A Flávia, irmã dela, também adoeceu, mas recebeu alta ainda no mês de fevereiro.

Qual foi a causa da morte da vaqueira Priscila?

Morreu no Recife, aos 31 anos, a médica veterinária Priscyla Andrade. Ela estava internada em um hospital particular desde o dia 17 de fevereiro após apresentar sintomas provocados pela Síndrome de Haff, popularmente conhecida como ‘Doença da Urina Preta’.

O que é a urina preta?

A doença da urina preta ou Doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão). Quando o peixe não foi guardado e acondicionado de maneira adequada, ele cria uma toxina sem cheiro e sem sabor.

Qual a causa da morte da veterinária?

Priscyla adoeceu no dia 18 de fevereiro, após um almoço em família que foi servido peixe arabaiana. O pescado foi comprado no bairro do Pina, zona sul do Recife, e estaria contaminado por toxinas biológicas que causam a síndrome de Haff.

You might be interested:  Que Horas Fecha O Aeroporto De Guarulhos?

O que causa a doença da urina preta?

A síndrome de Haff, ou doença da urina preta, foi descrita em 1924 na Europa. Trata-se de um conjunto de sintomas que podem aparecer em até 24hs após o consumo de alguns tipos de peixe como o tambaqui, badejo, arabaiana ou frutos do mar como a lagosta, lagostim e o camarão.

Qual foi a vaqueira que morreu hoje?

‘A vaquejada levanta a bandeira de LUTO, pelo falecimento da vaqueira, veterinária e amiga, Priscila Andrade. A toda família os nossos sinceros sentimentos por este momento de dor e sofrimento’, escreveram em post no Instagram.

Quais são os peixes que transmite a doença da urina preta?

Nos relatos registrados ao longo dos anos, pessoas acometidas da doença ingeriram diferentes tipos de peixe, como salmão, pacu-manteiga, pirapitinga, tambaqui, e de diversas famílias como Cambaridae e Parastacidae.

Tem cura a doença da urina preta?

A doença não possui tratamento específico. Observar a cor da urina (escura) como sinal de alerta e o desenvolvimento de rabdomiólise, pois neste caso, o paciente deve ser rapidamente hidratado durante 48 ou 72 horas.

Quais os sintomas da doença da urina preta?

Os principais sintomas estão relacionados com o sistema muscular esquelético, através da ocorrência de mialgia generalizada, que se caracteriza por dores de leve a elevada intensidade, acompanhada de fraqueza muscular. As dores, em alguns pacientes, se localizam na região posterior do pescoço.

Qual o peixe que causa a doença de Haff?

A síndrome de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em peixes como o tambaqui, o badejo, a arabaiana ou em crustáceos, como a lagosta, o lagostim e o camarão.

Quais os sintomas da doença do peixe?

A síndrome de Haff apresenta sintomas menos de 24 horas após a ingestão de pescado. Sintomas como dor muscular difusa, rigidez muscular, dormência, perda da força em todo corpo, urina de coloração escura e falta de ar após a ingestão de pescado podem indicar um caso da síndrome.